MÁQUINAS DÃO RESPOSTAS, HUMANOS...

Atualizado: 4 de Out de 2019

Humanos fazem perguntas.


Estamos vivendo em um mundo hiperconectado, onde a internet é a principal plataforma de comunicação, entreterimento, negócios, relacionamento e aprendizagem. É um momento de poderosa ampliação do potencial do ser humano. Atualmente o conhecimento acumulado no planeta dobra a cada ano, em 2020 deve dobrar a cada 12 horas. Neste cenário surreal vemos um novo tecido social surgir, a internet (e suas plataformas derivadas) torna-se o cérebro global coletivo, onipresente, onisciente e onipotente. Este contexto repleto de possibilidades à expansão do potencial humano traz consigo profundas transformações e desafios altamente exigentes. Ambientes complexos como o atual, requerem humanos mais sofisticados, exigem indivíduos que dominem esta nova configuração de mundo sem perder a essência humana. A velocidade gigantesca que nos desafia fisiológica e cognitivamente requer habilidades humanas que não fazem parte de uma educação da era industrial precedente.

Tecnologia e humanidade andam de mãos dadas desde sempre. Já tivemos outras revoluções tecnológicas tão poderosas quanto a digital, como o fogo, a eletricidade, o carro, o avião, e tantas outras, entretanto duas foram emblemáticas, porque provocaram uma revolução cognitiva na humanidade. A primeira delas foi a fala e a segunda a escrita. Se olharmos para a evolução tecnológica, veremos que desde a "fala" estamos caminhando para uma humanidade cada vez mais conectada. A "escrita" e suas tecnologias subsequentes, de informação e comunicação, promoveu a replicabilidade e isso mudou a sociedade, exigindo uma nova mentalidade dos humanos daquela época. A internet tem alavancado revolução ainda maior, pois permite replicabilidade poderosamente rápida, conexão e interação, entre cérebros humanos e computacionais. Com isso a cognição humana alça novos voos e novas civilizações já podem ser vislumbradas.

Neste cenário emergente o grande desafio é encontrarmos o que é relevante a cada instante, bem como nos tornarmos relevantes continuamente. Deixamos de "estar conectado" para "ser conectado", com isso ganhamos voz e poder, porém também está cada vez mais difícil ser "ouvido". O acesso a informação é cada vez mais simples e eficiente, fazendo com que seja muito mais importante habilidades de conexão, interpretação, associação e análise. No futuro do trabalho (muito próximo) da era digital as habilidades intangíveis como criatividade, inteligência emocional, curiosidade, resiliência, adaptabilidade, orientação para mudança, forte liderança, e pensamento crítico; serão altamente valorizadas e cada vez mais difícil de serem ensinadas nas universidades, uma vez que o ensino on-line avançará assustadoramente nos próximos anos. Conforme o mundo caminha de analógico para digital, a inteligência emocional tem se tornado uma das habilidades mais importantes. Além destas habilidades, temos características humanas que ainda não são replicadas por máquinas, e tendem a ser mais valiosas no futuro. São os três "E": emoção, empatia e ética. Estes recursos farão a diferença onde o ser humano estiver. Neste contexto o polo de valor no mundo vai migrando de TER para SER, de CORPO para ALMA, de PRODUTOS para EXPERIÊNCIAS, de TANGÍVEL para INTANGÍVEL, de ATRIBUTOS para PROPÓSITO.

As possibilidades humanas para o futuro são muitas. Sentimos entusiasmo e inquietação ao mesmo tempo, a única certeza que temos é que não existem mais certezas. Nos cabe desenvolver habilidades essenciais para o século XXI e avançar com coragem e otimismo. O grande papel humano neste fluxo é o de perguntar. A pergunta ilumina e é o ponto de partida para qualquer jornada. A resposta consolida e é o ponto de chegada. Prepare-se! Melhore a qualidade das suas perguntas! Empodere-se!

💞 Fique bem! Felicidade primeiro, sucesso depois, todos os dias da sua vida!!

(Inspirado em “Você, Eu e os Robôs” de Martha Gabriel)

#coragempromovefelicidade #oempoderamentotransforma #inteligenciaemocionalpositiva


28 visualizações

Minha missão é simples. Eu ajudo as pessoas de sucesso a alcançar mudanças positivas e sustentáveis no comportamento; para si, suas equipes e suas empresas. Como mentora, coach e treinadora comportamental, ajudo as pessoas a entender que nossas crenças e os ambientes em que operamos podem desencadear comportamentos negativos. Através de ferramentas e insigths simples e práticos, conduzo as pessoas a alcançar e sustentar mudanças comportamentais positivas. Com mais de 5000 horas de prática não faço isso por fama e elogios, mas porque amo ser relevante na vida das pessoas que passam por mim e entendo como elas funcionam.

Saiba mais sobre mim. 

San Gavioli SBCoaching Empresas  |  CNPJ: 27.131.162/0001-15

Rua Espanha, 1535, Alto Paraná, Pr

sandrely.gavioli@sbcempresas.com.br

55-44-99986-5928

Copyright © 2020 | @sandrelygavioli.com